Sumos 100% fruta serão saudáveis?

25 Jun 2019 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com Amor, Viagens da Comida Saudável

Nas consultas de orientação alimentar que faço, chegam muitos clientes que aparentemente têm hábitos alimentares salutares, mas que ainda assim possuem algumas questões de saúde que estão directamente relacionadas com a alimentação.

Os sumos de fruta são comummente vistos como uma opção mais saudável do que as bebidas açucaradas. No entanto, embora os sumos de frutas contenham vitaminas e outros fitonutrientes, as características nutricionais dos sumos 100% de fruta são semelhantes às das bebidas açucaradas. Nas duas opções predominam os açúcares de absorção rápida e a água, pelo que este açúcar é metabolizado pelo nosso corpo da mesma forma.

O metabolismo da frutose acontece quase exclusivamente no fígado, sendo que o seu consumo excessivo, especialmente na forma concentrada, altera os valores de lípidos no sangue, os marcadores de inflamação e a pressão arterial. Por outro lado, o consumo elevado de glicose (a forma mais simples de açúcar) está associado a resistência à insulina e a diabetes.

Os efeitos na saúde de sumos de fruta têm sido menos estudados do que os efeitos de outras bebidas açucaradas. Os efeitos do consumo de fruta sob a forma de sumo e sob a forma de fruta inteira são diferentes, pois a absorção dos açucares é mais lenta quando a fruta é ingerida na forma inteira.

Apesar desta ressalva existem efeitos benéficos nos sumos 100% de fruta que poderão estar relacionados com a presença de substâncias bioativas como vitaminas, minerais e polifenóis nos sumos. No entanto, alguns estudos demonstram que esses benefícios se perdem quando se ingere grandes quantidade de sumo, o que aumenta também a quantidade de açúcar na bebida.

Os polifenóis podem e devem ser adquiridos a partir de fruta inteira, as quais têm a fibra intacta e cujos efeitos benéficos estão bem estabelecidos estando associados a uma diminuição do risco de várias doenças crónicas quando consumida regularmente. A regra para obtermos o maior partido da fruta parece ser comer, mas não beber. Se optarmos por beber, não devemos ultrapassar os 140 ml de sumo por dia, que é menos do que um copo.

Atreve-te a se diferente!
Vive consciente!

 

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