Máscara Caseira – rituais para a pele

08 Aug 2018 no comments daniela Categories Blog, Cuidados com a pele

Máscaras Caseiras – um dos rituais da nossa pele

Um dos cuidados que aprendi a ter com a minha pele é que além de a limpar há que a hidratar.  Eu tenho tendência para usar tudo o mais natural possível, biológico e ecológico, pelo que até há bem pouco os cuidados que tinha eram muito poucos. Máscaras faciais eram quase inexistentes, até aprender com quem realmente sabe sobre este assunto.

As noções que a minha querida amiga Cátia Curica me passou sobre cosméticos naturais, estão a ser aplicados na perfeição e posso dizer que a produzir efeitos maravilhosos, na forma como sinto a minha pele. Esta está muito mais macia e elástica.

Para mim faz todo o sentido  a premissa de que os ingredientes que são bons para o nosso organismo também fazem bem à pele, uma vez que para mim esta é um dos órgãos de alimentação do nosso corpo, muitas vezes menosprezado. As peles sensíveis são as que vão beneficiar mais desta solução, uma vez que normalmente têm uma tolerância baixa aos compostos químicos presentes em muitos cosméticos. Além disso, se usarmos ingredientes da nossa despensa para fazer os nossos cosméticos, interrompemos a sua utilização mais facilmente do que se os tivéssemos comprado, caso estes não produzam resultados visíveis.

Uma regra a ter sempre em conta é que se que se sentirmos desconforto ou fizermos uma reação, seja a um ingrediente natural, seja a um produto de compra, devemos parar de aplicá-lo imediatamente!

Algo importante a saber é que tipo pele temos para que possamos saber que gordura usar, inclusive para fazer a nossa máscara, e restabelecer a barreira hidrolipidica.

Pele oleosa ou mista – usar óleos só à noite e de preferência óleos fininhos como o óleo de sésamo, óleo de grainha de uva, óleo de linhaça, óleo de linho, óleo de pevides de abóbora.

Pele normal – usar óleos fininhos e intermédios, como azeite, argão, amêndoas doces, caroço de alperce, girassol, noz, pinhão e avelã.

Pele madura ou seca – usar óleos mais gordos como o de jojoba, rosa mosqueta, abacate, coco, manteiga de cacau, manteiga de Karité.

Como fazer uma máscara caseira

O melhor é fazer as máscaras à noite, porque temos mais tempo, mas também porque a pele está mais recetiva a este tipo de cuidados. Antes de aplicar qualquer máscara, a Cátia Curica recomenda que devemos assegurar-nos que temos “o rosto bem limpo e humedecido”. Se esta premissa se verifica espalhe a mistura, evitando o contorno dos olhos e dos lábios. Deixe-a atuar cerca de 10 minutos e lave a pele com água morna. Repita duas vezes por semana.

A receita que se segue é a que eu fiz para a minha pele que tem uma tendência mista. Juntei dois óleos um fininho e um intermédio, para trazer mais nutrientes para a minha pele.

Ingredientes para duas porções:

2 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de óleo de pevides de abóbora
2 c. de sopa de argila
4 gotas de óleo essencial (eu usei esteva pelas suas propriedades antioxidantes, estimulantes do sistema imunitário e protetoras do envelhecimento da pele)
½ c. de chá de clorela
½ c. de chá de curcuma

Modo de preparação

Coloque duas colheres de sopa de mel numa taça.
Adicione o azeite e o óleo de pevides de abóbora.
Acrescente a argila e depois as gotas de óleo essencial.
Junte a clorela em pó e a curcuma, misturando tudo muito bem.

Após a aplicação não esquecer de tonificar e hidratar. A minha pele como tem uma tendência oleosa a mista, à noite, hidrato com um óleo fininho.

Fácil, fácil.

Como já tinha dito no artigo anterior, se quiserem saber mais sobre cosmética natural e encontrar outros produtos de beleza naturais é só procurar no maravilhoso e fantástico mundo da Cátia Curica, a Organii Bio.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

Daniela Ricardo  aBiofamily

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *