Granola para o Verão

17 Sep 2018 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com AmorTags , , , , ,

Granola para o Verão

Granola é uma mistura de flocos de cereais, frutos secos e sementes com um adoçante, de preferência natural, que vai normalmente tostar no forno, e, por isso, adquire uma textura crocante e completamente viciante. Este é um artigo que escrevi para a plataforma Simply Flow By Fátima Lopes.

A história da granola

A receita original foi criada em 1863 pelo médico americano James Caleb Jackson, que, segundo reza a história, acreditava que todos os males tinham origem no estômago, isto é, na comida que se ingere. Na altura, este médico, decidiu criar uma mistura de cereais saudável e nutritiva para os pacientes do seu sanatório. Fez, então, umas barritas de cereais com uma farinha, cozeu-as no forno e desfez em pedaços pequenos, voltando-as a levar ao forno. Não foi um sucesso imediato, até porque só era possível comer estas barritas desfeitas depois de um dia de molho num líquido! Esta foi, no entanto, a primeira granola.

A versatilidade da granola 

O que eu adoro nestas misturas de cereais e sementes é que podemos adaptar as receitas às diferentes estações do ano e dessa forma ajudarmos o nosso corpo a adaptar-se com mais facilidade. Na minha perspetiva não devemos comer a mesma coisa todo o ano. Introduzir a componente variedade é importante para podermos fornecer ao nosso corpo variedade de nutrientes e energias.

A granola de Verão deve ser diferente da granola de Inverno. No Verão precisamos de ajudar o nosso corpo a expandir, a adaptar-se ao calor. Precisamos de trazer frescura e leveza, enquanto no Inverno acontece precisamente o contrário.

As granolas são tão fáceis de fazer, embora requeiram algum tempo, por isso recomendo que a façam ao fim-de-semana. Assim durante a semana terão sempre à mão um pequeno-almoço rápido e prático, que basta adicionar um bebida vegetal e frutas frescas e está pronto a comer.

 

Granola de Verão 

Esta é uma excelente forma de ingerir cereais integrais ao pequeno-almoço, para quem não tem tempo para cozinhar. Para esta granola de Verão vamos usar flocos de cereais e cereais expandidos, para a sua composição ser mais leve e permitir a expansão desejada. Assim vamos usar millet expandido, um cereal de Verão e flocos de espelta, mais característicos da Primavera por ter uma energia ascendente que dá origem posteriormente ao movimento de dispersão em todas as direcções. Como fruto seco usaremos pinhões e como sementes as de girassol, ambos característicos desta altura do ano, embora o primeiro o tenhamos tradição de comer no Natal. As frutas vamos usar frescas em vez de desidratadas, tal como a estação pede.

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparação: 25 min

Rendimento: 10 porções

Validade: em embalagem hermética 1 mês.

Sem lactose – Vegan

Ingredientes:

  • 4 chávenas de chá de flocos de Espelta (grossos);
  • 2 chávenas de chá de millet expandido;
  • 1/2 chávena de chá de pinhões;
  • 3/4 chávena de chá de sementes de girassol;
  • 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (ou outro de origem vegetal);
  • 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural).

Preparação:

Misture os flocos de Espelta, as sementes de girassol, os pinhões e coloque-os num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal. Acrescente a geleia de arroz e o óleo de grainha de uva a esta mistura e leve ao forno.

Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.

Depois de remover do forno, deixe arrefecer acrescente o millet expandido e coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.

Sirva com fruta fresca, como morangos, alperces, mirtilos e a sua bebida vegetal favorita.

Fica delicioso, fresco e nutritivo!

Dica: para que o millet expandido fique mais crocante podemos tostá-lo ligeiramente numa panela seca, em lume brando, enquanto a granola está no forno.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

Daniela Ricardo  aBiofamily

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *