ESFOLIAÇÃO NATURAL – rituais para a pele

06 Aug 2018 2 comments daniela Categories Blog, Cuidados com a pele

ESFOLIAÇÃO NATURAL – um dos rituais de limpeza da nossa pele

Existem cuidados que devemos ter com a nossa pele. Tendemos a esquecer que este grande órgão precisa ser nutrido e que também ele é uma das vias de alimentação, tudo o que nela toca ao fim de alguns segundos está na nossa corrente sanguínea. Assim sendo, tudo o que colocamos na pele deverá ser tão bom como aquilo que comemos. Biológico e natural.

A minha querida amiga Cátia Curica é especialista nesta área e tem sempre bons conselhos para nos dar. Um dos rituais, simples, que que nos ensinou a fazer para trazer equilíbrio à nossa pele, é a esfoliação. Está deve ser feita 1 a 2 vezes por semana, de preferência à noite e seguida de uma máscara adequada ao nosso tipo de pele.

Hoje,vamos falar de Esfoliar e dar uma receita de um esfoliante feito a partir da despensa cá de casa, adaptado ao meu tipo de pele (mista) e sem microplásticos.

Mas o que é isso de esfoliar?

Esfoliar a pele é uma rotina de limpeza da pele que ajuda a remover células mortas e impurezas, de preferência sem danificar o filtro hidrolipídico da nossa pele. A rotina da esfoliação começa por remover a maquilhagem (se for caso disso) e depois por humedecer a pele com água tépida. Em seguida esfoliamos com o esfoliante escolhido suavemente e removemos novamente com água tépida.

Os esfoliantes podem ser enzimáticos, normalmente com ácidos de frutas que promovem a remoção das células e impurezas por ação destes ácidos na pele ou esfoliantes mecânicos com partículas (e é aqui que muitas vezes se usa os micro plásticos como partículas) de bambu, grainhas, cascas que devemos massajar levemente na pele. O que vamos fazer é um esfoliante mecânico com partículas de sal fino e com gordura para proteger a pele.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de sal fino
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de óleo de côco
  • 1 colher de sobremesa de matcha em pó (para promover a circulação)
  • 2 gotas de óleo essencial de erva-príncipe (lemongrass), sendo este opcional

Agora é só juntar todos os ingredientes numa taça ou num frasco de vidro e fazer a esfoliação como descrito anteriormente. Esta quantidade dá para duas vezes.

Depois da esfoliação, fazer uma máscara adequada ao tipo de pele, seguida da tonificação e hidratação.

Se não tens paciência para fazer estas receitas simples e nutrir a tua pele com amor, compra produtos de qualidade, biológicos e naturais. Não te esqueças que tudo o que colocas na tua pele, fará parte de ti. Podes saber mais sobre cosmética natural e encontrar outros produtos de beleza naturais no maravilhoso e fantástico mundo da Cátia, a Organii Bio.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

 

Daniela Ricardo  aBiofamily

2 comments found

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *