Dietas de Verão

26 Jun 2019 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com Amor, Viagens da Comida Saudável

Esta altura do ano é sempre muito profícua no que respeita a dietas de emagrecimento que têm como objectivo a obtenção um corpo esbelto e bonito para o verão. A verdade é que vejo um sem número de pessoas nessa senda, fazendo planos alimentares restritivos e desequilibrados que ajudam atingir momentaneamente o objectivo, mas num período curto de tempo, e que levam o organismo a grandes desequilíbrios.

As dietas loucas de verão não são saudáveis e também não funcionam. Um corpo bonito e saudável, não se obtém com uma dieta milagrosa. Ela deve provir de hábitos de vida saudáveis que se praticam diariamente, durante todo o ano.

Todos conhecemos ou já ouvimos falar dos riscos que representa para a saúde assim como o indesejado efeito ioiô deste tipo de dietas. Todos já ouvimos e comprovamos a perda de peso e o ganho do peso perdido logo pouco tempo depois. Então porque estamos sempre a repetir o mesmo padrão?

Primeiro de tudo, nunca é demais repetir, uma boa dieta é aquela que pode e deve ser adoptada ao longo de todo o ano, que nos permite ter energia, vitalidade, um corpo saudável e consequentemente um corpo bonito.

É para isso necessário garantir que a alimentação possui todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo, como hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e proteínas. Eu dou preferência, por exemplo a cereais integrais como fonte de hidratos de carbono, a vegetais e legumes biológicos da época como fonte de fibras e vitaminas, e a leguminosas, nos mais variados estilos, como fonte proteica. Um bom regime alimentar garante que a alimentação seja variada, local, sazonal, biológica e adaptada à nossa condição física, constituição e local onde vivemos.

Tenho muitas pessoas que me procura para emagrecer, mas rapidamente chegam à conclusão que o importante é estabelecer um plano alimentar adequado às suas necessidades e à sua condição, sendo que perder peso será um efeito secundário de boas praticas alimentares.

A prática de exercício físico, hoje em dia, é essencial, assim como a ingestão de água. Isto porque na maioria dos casos mexemos muito pouco o nosso corpo, mesmo nas actividades que implicam um pouco mais de utilização corporal e o que comemos, na maioria dos casos é demasiado para as nossas verdadeiras necessidades.

Atreve-te a se diferente!
Vive consciente!

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *