A Microbiota

22 Dec 2017 no comments aBiofamily Categories Blog, Publicações

A Microbiota

A microbiota humana consiste na enorme quantidade de bactérias que vivem em harmonia no corpo humano auxiliam na ação do sistema imunitário e na nutrição.

Os microrganismos que vivem no corpo humano colonizam virtualmente todas as superfícies expostas ao ambiente externo. A microbiota está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos genitourinário e respiratório, nos olhos, na pele etc. Embora esta se distribua por todas as áreas de contacto com o exterior, a maior parte da colonização (cerca de 70%) ocorre no trato gastrointestinal. É deste que vamos falar.

A Alimentação é uma parte crucial para a harmonia e manutenção saudável da nossa microbiota. Substituir cereais refinados por cereais integrais melhora a microbiota e a resposta imunitária, assim como diminui a inflamação.

Consumir cereais integrais está associado a inúmeros benefícios para a saúde. Uma meta-análise que incluiu 786 076 participantes concluiu que por cada 70 g (4 porções) de cereais integrais por dia houve uma diminuição do risco de mortalidade total em 22%, por doença cardiovascular em 23% e por cancro em 20%.
Parte desses benefícios pode ser explicado pela presença de componentes bioativos, fibra, vitamina e minerais que não se encontram nos cereais refinados, aqueles que estão há disposição em quase todo o lado.

A dieta que temos determina o tipo de bactérias que temos. Quanto mais fibra e alimentos de origem vegetal comermos, mais diversa e rica a nossa microbiota será, com uma proporção superior de bactérias protetoras relativamente às prejudiciais.

A microbiota é atualmente vista como um órgão com funções vitais para o bom funcionamento do organismo. O equilíbrio da microbiota é fundamental para manter um sistema imunitário saudável.

A alimentação tem um impacto determinante no equilíbrio da microbiota. Dietas de base vegetal são aquelas que melhor dão suporte a bactérias positivas e protetoras do nosso intestino.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27297341

http://ajcn.nutrition.org/content/early/2017/02/07/ajcn.116.146928

Atreve-te a ser diferente!

Alimenta-te de uma forma consciente!

Dani  

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *