A Alimentação e a Saúde Feminina – artigo no Simply Flow by Fátima Lopes

14 May 2018 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com Amor

Nós mulheres temos um corpo com necessidades especificas, bem diferentes do género oposto. Ciente disto a querida  Fátima Lopes,  que conhece bem o meu trabalho, pediu-me para escrever um artigo para a sua plataforma de saúde e bem-estar – Simply Flow by Fátima Lopes.

A Alimentação e a Saúde Feminina

O corpo feminino tem características muito próprias, que vão mudando com a idade. Seguir uma alimentação tendencialmente mais de origem vegetal, local, sazonal, com horários regulares, sem produtos industrializados e processados, com baixo teor em açúcares de absorção rápida, beneficia tanto o género feminino como o masculino, mas hoje o artigo é direccionado para as mulheres e para a saúde feminina, de forma a aproveitarmos todo o potencial do nosso organismo.

O corpo feminino possui tendencialmente menos massa muscular, mais gordura e um metabolismo mais lento. Além destas características, os ciclos menstruais, a gestação e a menopausa influenciam intensamente a nossa saúde, e manifestam-se sempre nos nossos corpos físico, mental e emocional. Cuidar da alimentação desde cedo é fundamental para manter uma boa forma física e saúde durante todas as fases da vida.

Dos 20 aos 30 anos

Normalmente dos 20 aos 30 anos, a mulher passa por várias alterações hormonais, que influenciam o corpo e humor, principalmente durante a altura do ciclo menstrual. A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é causada pela diminuição do estrogénio e aumento da progesterona, o que causa a diminuição da serotonina – a hormona da auto-estima. Nesta fase é comum ficarmos mais sensíveis. Por isso, é importante dar ênfase a alimentos ricos em vitamina B, como os cereais integrais, a banana, as castanhas, as leguminosas e alimentos ricos em magnésio e ácido fólico que ajuda na produção de serotonina, e que se podem encontrar vegetais verdes escuro como a rúcula, as acelgas, a couve portuguesa e na couve-flor.

Dos 30 aos 40 anos

Na idade dos 30 aos 40 anos, a produção de colagénio, uma proteína que auxilia a manter a firmeza da pele, começa a diminuir. É o desespero de muitas mulheres! O ideal nesta fase é complementar a alimentação saudável e equilibrada com alimentos que ajudem a repor o colagénio. Os alimentos ricos em vitamina C potencializam a produção de colagénio. Frutas como o kiwi e a laranja e vegetais verdes como os brócolos, as couves e a salsa são uma boa opção.

Durante quase toda a vida da mulher, é importante manter uma boa ingestão de alimentos ricos em ferro, isto porque, com o período menstrual, este é um nutriente que é comum perder e muitas vezes entra em défice. Alimentos naturalmente ricos em ferro são as leguminosas, vegetais verdes como brócolos, sementes de sésamo, cereais integrais como a quinoa e a aveia.

Menopausa

A menopausa surge normalmente depois dos 50 anos, além da diminuição do colagénio, as hormonas femininas relacionadas com o ciclo menstrual, como o estrogénio, também diminuem. Nesta fase o metabolismo feminino fica ainda mais lento, favorecendo o aumento de peso e a perda da massa muscular. Alimentos ricos em vitaminas D, B6 e C devem ser consumidos com regularidade. Uma alimentação adequada, equilibrada e variada pode prevenir o aparecimento de doenças comuns após a menopausa, como o Alzheimer e a osteoporose.

Independente da fase em que se esteja, uma alimentação saudável, equilibrada, com foco em produtos de origem vegetal, local, sazonal e variada contribui para ter mais saúde e vitalidade, assim como para prevenir doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol elevado e doenças cardiovasculares.

Uma alimentação consciente e natural aliada a um estilo de vida saudável são a melhor opção em todas as idades.
Aqui fica uma sugestão culinária boa para todas as idades, que podem encontrar no meu livro “Cozinhar com Amor” – nomeado para a final dos Gourmand Awards em Yantai, na China – e deve ser acompanhada de vegetais salteados ou de uma boa salada e de um cereal integral a gosto. Eu adoro a combinação com arroz integral polvilhado com sementes de sésamo.

Falafel de grão-de-bico

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